Entrevistas
“Conseguimos ver exames ao vivo de doentes verdadeiros e que realmente acabam por nos aumentar o conhecimento nesta área, mais do que se fosse só um curso só teórico”, reflete Andreia Ribeiro, especialista em Pediatria na ULS de Gaia/Espinho, acerca do curso Capsule Endoscopy Training Program 2024. Assista à entrevista.
A Kyowa Kirin fornece aos profissionais de saúde uma aplicação gratuita, que auxilia na avaliação e acompanhamento dos doentes com raquitismo em idade pediátrica: o Raquitool. A convite da News Farma, Telma Francisco, do Hospital Dona Estefânia, explica as funcionalidades da ferramenta e as principais vantagens para a prática clínica. Veja o vídeo.
“Qualquer reunião científica é uma oportunidade para nós, profissionais de saúde, nos reunirmos, partilharmos experiências, confraternizarmos e acho que o balanço foi muito positivo.” Palavras de Ana Serrano, da comissão organizadora das XXI Jornadas de Pediatria de Évora, que se realizam desde janeiro de 1981 e desde então mantiveram a sua tradição de receber palestrantes nacionais e internacionais para uma partilha de conhecimentos e experiências. Veja a entrevista de balanço.
“Em Portugal, dados de 2022 demonstram que os adolescentes e adultos jovens, dos 16 aos 24 anos, utilizam, em média, os ecrãs durante 07h56 por dia.” Quem o afirma é Hugo Rodrigues, pediatra na ULS de Alto Minho, no âmbito da sua apresentação nas XXI Jornadas de Pediatria de Évora. Em entrevista, o especialista interpreta estes dados, realçando que os jovens passam mais tempo nos ecrãs do que a dormir ou até mesmo na escola. “Esta é uma realidade onde estão envolvidos de forma quase permanente e constante”, pelo que os pais e profissionais de saúde devem “um exemplo para as crianças”. Veja a entrevista.
“É importante que os jovens saibam estar nas redes sociais durante um tempo controlado, com utilização limitada e expostos a conteúdos que sejam adequados, de forma a que isso não afete a sua Saúde Mental.” Palavras de Francisca Padez Vieira, do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, destacando que o profissional de saúde deve “ajudar os pais a promoverem uma boa utilização das redes e uma boa Saúde Mental na adolescência”. Veja a entrevista realizada nas XXI Jornadas de Pediatria de Évora.
Rita Machado, especialista na ULS de São José, palestrou sobre a criança viajante, nas XXI Jornadas de Pediatria de Évora. Em entrevista, destacou que “a consulta de viajante é uma ótima oportunidade para rever o cumprimento das vacinas ditas cosmopolitas, como também propor um plano de vacinação contra outras doenças que existem nos países tropicais”. Veja o vídeo.
“A epidemiologia pós-pandemia veio trazer muitas mudanças e desafios”, reflete Tiago Silva, da ULS de São José, enumerando o vírus sincicial respiratório, o vírus influenza, a tosse convulsa, o microplasma e o sarampo. Perante esta situação, o especialista defende que é “preciso manter uma excelente monitorização e um grande alerta para estas situações que não eram tão comuns no período pré-pandemia”. Veja a entrevista realizada nas XXI Jornadas de Pediatria de Évora.
O amadurecimento do cerebelo (região do cérebro) no período após o nascimento é afetado caso se verifiquem alergias severas, revelou uma investigação liderada pela Universidade de Coimbra (UC).
De acordo com um estudo, a maior gravidade da dermatite atópica está correlacionada com uma maior incidência da doença em crianças e adolescentes no Japão.
“Pretendemos lançar algumas reflexões sobre a evolução do homem e da sua ação a nível da natureza e as implicações que tem na saúde humana e nas doenças alérgicas em Portugal”. Palavras de Libério Ribeiro, presidente da Sociedade Portuguesa de Alergologia Pediátrica (SPAP), no âmbito do 12.º Congresso, que decorre já de 23 a 25 de maio, no Hotel Meliá Ria, em Aveiro. Em entrevista, o especialista destaca os principais highlights do programa científico e social, que prometem trazer as mais recentes novidades da área.