Entrevistas

CUF promove Jornadas de Medicina do Adolescente
Prof.ª Doutora Ana Serrão Neto
18 Mar. 2019

A CUF Academic and Research Medical Center promove dia 10 de maio, em Lisboa, no Auditório do Centro do Conhecimento do Hospital CUF Descobertas, as Jornadas de Medicina do Adolescente. O evento, destinado a todos os profissionais de saúde, sobretudo médicos pediatras e de medicina geral e familiar, é coordenado pela Prof.ª Doutora Ana Serrão Neto. Entre outros assuntos, será debatida a melhor forma de promover a saúde do adolescente, a importância da empatia com o adolescente, os novos comportamentos de risco e as novas dependências. Por outro lado, serão também abordados problemas relacionados com a somatização de problemas emocionais, bem como problemas relacionados com lesões desportivas.

Inovação nas diferentes áreas da Imunoalergologia em destaque no 8.º Congresso da SPAP
Dr. Libério Ribeiro, presidente da SPAP
04 Mar. 2019

Contando com a presença de diversos palestrantes nacionais e internacionais, o 8.º Congresso da Sociedade Portuguesa de Alergologia Pediátrica (SPAP) está marcado para os dias 24 e 25 de maio, no Hotel Vila Galé Collection Braga. Em entrevista ao My Pediatria, o Dr. Libério Ribeiro, presidente da SPAP, enumera alguns dos principais temas que vão estar em discussão durante o evento, dedicado “às diferentes áreas da Imunoalergologia, principalmente àquelas que têm sofrido um maior progresso”. Assista ao vídeo.

 

II Congresso Virtual sobre Vacinas: “um evento importante que pretende disseminar informação sobre vacinas”
Prof. Doutor Luís Varandas, coordenador da Comissão de Vacinas da Sociedade de Infeciologia Pediátrica da SPP
04 Mar. 2019

Entre os dias 21 e 27 de janeiro, o II Congresso Virtual de Vacinas, organizado pela MSD, esteve disponível online, com o objetivo de consolidar o conhecimento sobre vacinas. O evento, destinado a médicos, enfermeiros e farmacêuticos, contou com a participação de um vasto painel de peritos, dos quais se destacam os especialistas nacionais Prof. Doutor Luís Varandas e o Prof. Doutor Filipe Froes. Em declarações ao My Pediatria, o Prof. Doutor Luís Varandas falou sobre a pertinência desta modalidade de comunicação e destacou as principais mensagens da sua intervenção, dedicada à vacinação do viajante.

 

6.ª Reunião Temática da SPAP atribui destaque à pele, “um dos órgãos mais importantes do organismo”
Dr. Libério Ribeiro, presidente da Sociedade Portuguesa de Alergologia Pediátrica
18 Fev. 2019

“Habitualmente não a consideramos como tal, mas a pele é um dos órgãos mais importantes do nosso organismo. É aquele que faz a separação entre o meio exterior e o meio interior e está, por isso, sujeita a diversas agressões”. Quem o afirma é o Dr. Libério Ribeiro, presidente da Sociedade Portuguesa de Alergologia Pediátrica (SPAP), em entrevista ao My Pediatria, fazendo uma previsão daquilo que se pode esperar da 6.ª Reunião Temática da SPAP. O evento está marcado para o dia 23 de fevereiro, próximo sábado, no Palácio da Lousã Boutique Hotel. Assista ao vídeo.

 

"É preciso encontrar novas formas de informar e motivar os jovens para a saúde"
Dr. Hugo de Castro Faria
18 Fev. 2019

O Auditório do Centro do Conhecimento CUF Descobertas Hospital recebe, em maio, as Jornadas de Medicina do Adolescente. Organizado pela Academia CUF, o encontro dirige-se a profissionais de saúde e tem como principal objetivo promover a discussão alargada, informada e baseada na evidência de temas fundamentais e atuais na área da saúde do adolescente, tal como refere o seu coordenador, Dr. Hugo de Castro Faria. A promoção da saúde, no ambiente digital em que as novas gerações se desenvolvem, necessita reinventar-se e descobrir novas formas de informar, motivar e modificar comportamentos.

 

Patologia do aparelho locomotor: formação em Lisboa pretende analisar as melhores “capacidades de diagnóstico e referenciação”
Dr. Manuel Cassiano Neves, coordenador do 1.º Curso de Introdução à Patologia do Aparelho Locomotor na Criança e Adolescente
08 Fev. 2019

O 1.º Curso de Introdução à Patologia do Aparelho Locomotor na Criança e Adolescente decorre no dia 22 de fevereiro, no Hospital CUF Descobertas, em Lisboa. A organização está a cargo do Centro de Ortopedia e Traumatologia do Hospital CUF Descobertas, no âmbito da Academia CUF. O My Pediatria conversou com o Dr. Manuel Cassiano Neves, responsável pela coordenação do Curso.

Dr.ª Ana Catarina Cordeiro vence a 3.ª edição do Prémio Rui Osório de Castro/Millennium BCP
Dr.ª Ana Catarina Cordeiro
04 Fev. 2019

A Dr.ª Ana Catarina Cordeiro é a vencedora da 3.ª edição do Prémio Rui Osório de Castro/Millennium BCP, com o projeto “Interleucina 6 (IL-6) e interleucina 8 (IL-8) como preditores de infeção bacteriana em doentes oncológicos pediátricos com neutropenia febril”. O My Pediatria conversou com a especialista do Serviço de Oncologia do Hospital Pediátrico de Coimbra que explica de que forma se irá desenrolar esta investigação e qual o seu objetivo.

Curso de Neonatologia “ABC do recém-nascido em ambulatório”: expectativas e objetivos
Dr.ª Cláudia Fernandes
10 Jan. 2019

A Academia CUF promove amanhã, dia 11 de janeiro, o Curso de Neonatologia “ABC do recém-nascido em ambulatório”. Em declarações à Médico News, a Dr.ª Cláudia Fernandes, cocoordenadora do curso, avalia as expetativas e os objetivos da formação destinada a médicos, enfermeiros, alunos de Medicina e outros técnicos de saúde da área de Pediatria e da Neonatologia.

Curso de Neonatologia promove uma “melhor uniformização dos cuidados prestados” em cuidado ambulatório
Dr.ªs Cláudia Fernandes e Glória Carvalhosa
07 Jan. 2019

“ABC do recém-nascido em ambulatório” é o tema do Curso de Neonatologia organizado pela Academia CUF e pelo Centro da Criança e do Adolescente do Hospital CUF Descobertas (HCD). O My Pediatria conversou com as responsáveis pela direção e coordenação da formação, que chega ao Hospital CUF Descobertas no próximo dia 11 de janeiro,  Dr.ª Cláudia Fernandes e Dr.ª Glória Carvalhosa, que esperam que no final do Curso “formadores e formandos saiam mais capazes de levar para o ambulatório uma melhor uniformização dos cuidados prestados”.

Interatividade e interdisciplinaridade marcam a I Reunião de Internato de Pediatria Médica 1.º Ano
Dr.ª Maria João Brito, coordenação científica I Reunião Internato Pediatria
17 Dez. 2018

Sintra recebeu, no último dia 1 de dezembro, a I Reunião de Internato de Pediatria Médica 1.º Ano da MSD, que decorreu no News Museum, sob coordenação científica da Dr.ª Maria João Brito. O My Pediatria conversou com a especialista, que caracterizou a iniciativa como uma formação “diferente, interativa e interdisciplinar”, cujo programa “teve a intenção de juntar formadores de várias partes do país” para levar “mais conhecimento” aos internos que estão agora a iniciar a sua carreira. Assista ao vídeo da entrevista.

 

Newsletter

PUB

Opinião

Diagnóstico em Alergia. Não estamos sós...
Dr. Pedro da Mata, Instituto Clínico de Alergologia, Lisboa