Entrevistas

Doença alérgica em idade pediátrica no centro do debate da Reunião da Primavera
Dr.ª Ana Morête
17 Abr. 2023

A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) organiza no próximo dia 6 de maio, no Hotel Meliá Ria Aveiro, a Reunião da Primavera, sob o mote “Doença alérgica em idade pediátrica”. A Dr.ª Ana Morête, presidente da Sociedade, apela à participação de todos os especialistas envolvidos na área. Assista à entrevista.

Será uma bronquiolite ou um episódio de sibilância recorrente?
Prof. Doutor Ricardo Fernandes
03 Abr. 2023

Prof. Doutor Ricardo Fernandes, da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, marcou presença na 9.ª Reunião Temática da Sociedade Portuguesa de Alergologia Pediátrica (SPAP) para palestrar a sessão “Será mais uma bronquiolite ou um episódio de sibilância recorrente?”. Em entrevista o especialista destaca que “os últimos anos trouxeram alguns avanços, mas também algumas incertezas” quando ao diagnóstico de cada uma das patologias. Veja a entrevista.

FPIES: “A base é a história clínica”
Dr.ª Márcia Quaresma
13 Mar. 2023

“É muito importante neste congresso falarmos desta entidade para fazer o diagnóstico e o tratamento adequado, impedindo que fique no desconhecido e seja tratado como uma gastroenterite.” Quem o afirma é a Dr.ª Márcia Quaresma, do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, sobre a sua sessão “FPIES – Raridade? Que fazer?”, na 9.ª Reunião Temática da Sociedade Portuguesa de Alergologia Pediátrica. Veja a entrevista.

“O mais importante na anafilaxia é o timing”
Dr.ª Cláudia Pedrosa
13 Mar. 2023

“Quando existe a ingestão de um alimento alergénico e que de imediato começam a surgir sintomas, rapidamente os pais não têm dúvidas de que há ali uma reação alérgica ao alimento; portanto, os pais são os principais identificadores do alergénio.” Palavras da Dr.ª Cláudia Pedrosa, do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, no âmbito da sua sessão “Particularidades da anafilaxia no lactente”, na 9.ª Reunião Temática da Sociedade Portuguesa de Alergologia Pediátrica (SPAP). Veja a entrevista.

Pediatras e alergologistas com novos conhecimentos e experiências
Dr. Libério Ribeiro
13 Mar. 2023

O caráter prático para o quotidiano clínico no Serviço de Urgência destacou-se nesta 9.ª Reunião Temática da Sociedade Portuguesa de Alergologia Pediátrica (SPAP). O presidente da sociedade, Dr. Libério Ribeiro, realiza uma avaliação “altamente positiva” e “proveitosa” reforçada com as felicitações dos seus participantes e “um bom retorno das opiniões”, pelo debate das principais patologias alérgicas que podem necessitar de recorrer ao Serviço de Urgência, consoante as agudizações. Assista à entrevista para conhecer os principais highlights das temáticas abordadas.

“Vertigem na Infância” é o tema da XV Reunião de Inverno da APO
Dr.ª Sandra Costa
27 Fev. 2023

A XV Reunião de Inverno da Associação Portuguesa de Otoneurologia (APO) vai revisitar um assunto capital, que é a “Vertigem na Infância”. A presidente da APO, Dr.ª Sandra Costa, justifica a escolha do tema e explica a importância deste evento, com participação por convite.

9.ª Reunião Temática da SPAP: “A Alergologia no Serviço de Urgência”
Dr. Libério Ribeiro
22 Fev. 2023

A My Pediatria contou com a antevisão da 9.ª Reunião Temática da Sociedade Portuguesa de Alergologia Pediátrica (SPAP), pela perspetiva do seu presidente, Dr. Libério Ribeiro. O encontro decorre já no próximo dia 25 de fevereiro, no Hotel Villa Batalha, na vila da Batalha. Veja o vídeo.

Medicina Genómica: "Uma nova especialidade está a consolidar-se"
Dr.ª Susana Almeida
26 Dez. 2022

O Teste da Bochechinha é um novo procedimento genético para detetar cerca de 340 mutações precocemente "que outros testes não conseguem, impactando significativamente a qualidade de vida do bebé e salvando vidas", partilha a Dr.ª Susana Almeida, diretora científica da Pantest e investigadora no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS-FF) na Unidade Multidisciplinar de Pesquisa em Biomedicina. Este novo teste já é reconhecido nos Estados Unidos e América Latina, no entanto, é disponibilizado pela primeira vez na Europa, no Hospital Fernando Pessoa. Leia a entrevista na íntegra. 

22.º Congresso Nacional de Pediatria debateu temas “basilares” e de “preocupação” para os especialistas
Prof.ª Doutora Inês Azevedo
04 Nov. 2022

Mais de 1300 pessoas estiveram presentes na Alfândega do Porto para o 22.º Congresso Nacional de Pediatria decorrido de 26 a 28 de outubro. Para a elaboração do programa científico dos três dias de encontro, a presidente do congresso e da Sociedade Portuguesa de Pediatria (SPP), Prof.ª Doutora Inês Azevedo, relembra o contributo das secções da SPP, comissões e grupos de trabalho para o efeito, constatando que se debateram temáticas das quais os especialistas de Pediatria dão particular atenção, como é exemplo o tópico da Saúde Mental, novas tecnologias e fake news e que foram integradas nesta edição. Acompanhe a entrevista sobre o balanço do congresso.

“A telemedicina já fazia parte da prática clínica de Pediatria antes da pandemia”
Dr. Hugo Rodrigues
04 Nov. 2022

O Dr. Hugo Rodrigues, pediatra na Unidade Local de Saúde do Alto Minho, em Viana do Castelo, abordou no 22.º Congresso Nacional de Pediatria a consulta virtual e o seu desenvolvimento nos últimos anos. Assista ao depoimento em vídeo.

Newsletter

Agenda

Agenda News Farma

Apoio

Azevedos