Atualidade

01 Jun. 2020

O Movimento Doentes pela Vacinação (MOVA) assiste com preocupação à quebra das taxas de vacinação entre os mais novos. O Programa Nacional de Vacinação e as vacinas extra-plano não estão a ser cumpridos, potenciando o aparecimento de doenças graves como o sarampo, a meningite ou a tuberculose. O medo é a principal razão para que pais e encarregados de educação adiem consultas e deslocações aos hospitais e centros de saúde. Um receio que, a curto prazo, pode originar surtos e ter consequências em toda a comunidade. No Dia Mundial da Criança, o MOVA apela aos pais e encarregados de educação que retomem consultas e práticas de prevenção.

01 Jun. 2020

A dinâmica familiar e a prestação de cuidados de saúde sofrem consequências diretas dos efeitos da pandemia e a Sociedade Portuguesa de Pediatria (SPP) está muito atenta ao impacto da COVID-19 no bem-estar da população em idade pediátrica. Esta sociedade científica preocupa-se com os efeitos globais diretos e indiretos da pandemia nas crianças e procura alertar os profissionais de saúde mais dedicados à Pediatria sobre estas implicações. Procura igualmente ajudar os pais e cuidadores a lidar com as mudanças verificadas em contexto pandémico. Neste sentido, a SPP e a News Farma organizaram no dia 18 de maio, com o apoio da MSD, o webinar “As implicações da pandemia na saúde das crianças”. O My Pediatria reuniu, em menos de dois minutos, aqueles que foram os melhores momentos da webinar e partilha-os consigo. 

14 maio 2020

Nos próximos seis meses, a luta contra a COVID-19 pode vir a provocar a morte de seis mil crianças por dia nos países mais pobres, vítimas colaterais da sobrecarga dos sistemas de saúde. O alerta foi dado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

14 maio 2020

O número de vacinas administradas em Portugal caiu quase para metade em abril, em comparação com o mesmo mês de 2019, fixando-se em 247.810. Os dados foram divulgados no Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

04 maio 2020

Estão abertas das candidaturas para atribuição de Bolsas de Investigação Médica LPCC/Lions na área do cancro infantil, anunciou a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), em parceria com os Lions Portugal. Saiba que se pode inscrever até ao dia 22 de maio.

04 maio 2020

Uma equipa de investigadores do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) vão determinar os “efeitos adversos” da COVID-19 em grávidas e recém-nascidos em, pelo menos, 23 unidades de Obstetrícia e Neonatologia de hospitais públicos nacionais, a partir de maio.

04 maio 2020

As autoridades sanitárias britânicas alertaram, na passada segunda-feira, dia 27 de abril, os médicos do Reino Unido, depois de terem identificado uma síndrome relacionada com a COVID-19 entre crianças. Até agora, considerava-se que as crianças tinham menos risco de desenvolver complicações relacionadas com a infeção provocada pelo novo coronavírus.

04 maio 2020

Após o sucesso do livro “Maria descobre a Diabetes”, lançado no final do ano passado, Catarina Mendanha lança agora o livro digital “Maria fica em casa”, um projeto solidário que pretende ajudar as crianças com diabetes a entender melhor a COVID-19 e atenuar os medos e incertezas que assolam os mais novos nesta fase de pandemia.

04 maio 2020

Uma em cada 10 crianças com 13 meses de idade em Portugal não tinham no final do ano passado qualquer vacina contra o sarampo. São estas as informações reveladas no relatório do Programa Nacional de Vacinação (PNV), divulgado no passado dia 24 de abril.

04 maio 2020

Um estudo sobre sintomas de depressão, ansiedade e stress em crianças portuguesas sugere que "os meninos têm maior probabilidade de apresentar sinais" destes problemas do que as meninas, ainda que existam “outros fatores que parecem influenciar a frequência destes sintomas”. Os dados são revelados pela Universidade de Coimbra (UC).

Newsletter

PUB

 

Apoio

MSD