Atualidade

13 maio 2024

Os resultados, da primeira época do vírus sincicial respiratório (VSR) após a introdução do fármaco, fazem parte do estudo a três anos NIRSE-GAL realizado na Galiza, Espanha, sob um quadro colaborativo com a Dirección General de Salud Pública de Xunta de Galicia (governo da Galiza) e a Sanofi. Este fármaco reduziu as hospitalizações por VSR em 82 % (IC 95 %: 65,6 a 90,2) em recém-nascidos e lactentes com menos de seis meses, em comparação com recém-nascidos e lactentes que não receberam nenhuma intervenção contra o VSR, de acordo com os resultados interinos de um estudo em curso publicado no The Lancet

17 Abr. 2023

Um novo tratamento que utiliza células imunológicas ‘supercarregadas’ parece funcionar contra tumores em crianças com um tipo raro de cancro, adiantam investigadores sobre um estudo realizado em Itália.

17 Abr. 2023

Os bebés cujas mães cantaram ou ouviram música todos os dias durante a gestação nascem com uma melhor capacidade de codificação neuronal dos sons da linguagem, indica estudo publicado na revista científica Developmental Science.

17 Abr. 2023

Os animais domésticos, sejam cães ou gatos, estão associados a menos alergias alimentares em crianças com até três anos, mesmo quando expostas a estes animais antes do nascimento, no período fetal, refere um estudo divulgado recentemente.

03 Abr. 2023

Prof.ª Doutora Alexandra Matias, professora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, recebeu uma comenda da Academia Internacional de Medicina Perinatal, numa cerimónia ocorrida no Catar.

03 Abr. 2023

Professores e outros profissionais da educação e da saúde vão ser treinados no âmbito de um projeto europeu que visa promover a Saúde Mental de crianças de familiares vulneráveis, anunciou a Universidade de Coimbra (UC).

03 Abr. 2023

Um grupo de especialistas de diversas áreas alertou hoje para a elevada carga em Portugal da infeção por vírus sincicial respiratório (RSV), que provoca bronquiolites, defendendo que é preciso definir um método preventivo universal para todas as crianças.

03 Abr. 2023

A GSK anunciou resultados positivos do ensaio clínico de fase III (NCT04502693), que avalia a segurança, tolerabilidade e imunogenicidade da sua vacina candidata combinada MenABCWY, administrada em duas doses com seis meses de intervalo em indivíduos saudáveis com idade entre os 10 e os 25 anos. A vacina candidata da GSK MenABCWY combina os componentes antigénicos das suas vacinas meningocócicas aprovadas Bexsero (MenB) e Menveo (MenACWY). Todos os endpoints primários foram alcançados, incluindo a não-inferioridade da vacina candidata contra os cinco serogrupos de Neisseria meningitidis (A, B, C, W, e Y), em comparação com as vacinas meningocócicas aprovadas Bexsero e Menveo relativamente à resposta imunitária. Além disso, a vacina candidata foi bem tolerada, com um perfil de segurança consistente com as vacinas Bexsero e Menveo.

03 Abr. 2023

A Comissão Executiva da Comissão de Avaliação de Tecnologias da Saúde (CATS), do INFARMED, considerou que o pembrolizumab apresenta valor terapêutico acrescentado não quantificável e custo-efetividade em comparação com brentuximab vedotina, existindo uma mais-valia na sua utilização em monoterapia para o tratamento de doentes adultos e pediátricos, com idade igual ou superior a três anos, com linfoma de Hodgkin clássico (LHc) refratário ou recidivado, que falharam transplante autólogo de células estaminais (ASCT) ou após, pelo menos, duas linhas terapêuticas anteriores, quando a ASCT não é uma opção de tratamento.

14 Mar. 2023

O que vai acontecer este ano de 2023? “É a pergunta para um milhão de dólares, porque ninguém sabe o que se vai passar”, aponta a Dr.ª Isabel Esteves, infeciologista pediátrica, no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte. No último episódio “Cara a Cara com o RSV”, o Prof. Doutor João Neves, enquanto moderador, pretende debater o presente e o futuro da patologia causada pelo RSV.

Newsletter

Agenda

Agenda News Farma